Imagem de carregamento
— Colunas e Artigos

5 momentos em que a educação midiática foi fundamental em 2022

Foto de Mariana Mandelli
Autor Mariana Mandelli Coordenadora de comunicação Sobre o autor

Em ano marcado por tensões diversas, saber ler criticamente uma informação nunca foi tão necessário e importante

Imagem de destaque do post

📸: dashu83

Antes mesmo dos relógios marcarem os primeiros minutos do dia 1 de janeiro de 2022, a expectativa geral era de que um ano no mínimo complicado nos esperava, especialmente no que dizia respeito ao cenário político nacional. A probabilidade de uma eleição disputadíssima num contexto altamente polarizado, o que os resultados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) apenas confirmaram, já tinha tomado forma meses antes do início oficial das campanhas dos candidatos e candidatas.

Como se não bastasse um pleito eleitoral nesse contexto, em que a liberdade de expressão e de imprensa estiveram novamente no alvo do debate público, 2022 ainda foi marcado pela continuação da pandemia de coronavírus e o surgimento de novas doenças que chegaram ao Brasil, como a varíola dos macacos; pela tensão geopolítica entre Rússia e Ucrânia, cujos efeitos econômicos afetaram fortemente diversas commodities, como as agrícolas; e pela Copa do Mundo no Qatar, que provocou intensos debates sobre a escolha do país árabe pela Fifa.

As formas pelas quais tomamos conhecimento desses fatos nacionais e internacionais e acompanhamos seus desdobramentos são cada vez mais múltiplas, com diversas possibilidades de formatos e narrativas. O potencial dessa variedade de fontes e conteúdos é dúbio: se por um lado há diversidade de pontos de vista e discursos —o que é muito positivo—, por outro temos uma infinidade de desinformação de todos os tipos influenciando as maneiras pelas quais vivenciamos o mundo, moldando nossas opiniões e, para muitos, os próprios fatos.

Enquanto não tivermos a consciência de que os modos pelos quais produzimos e consumimos informação afetam todas as esferas da nossa vida social, da saúde à educação públicas, passando pelos nossos relacionamentos interpessoais, não veremos progresso no que tange à estancar a profusão de fake news que confundem, manipulam e incitam violência e até mortes. Olhar para o que aconteceu em 2022 em termos de informação e desinformação é uma maneira de refletirmos sobre o que estamos realmente fazendo para fortalecer a nossa democracia e para mitigar os efeitos de tudo o que tenta corroê-la.

Abaixo estão cinco dos momentos em que uma educação midiática voltada para o pensamento crítico foi fundamental neste ano.

 

Eleições 2022: como se esperava desde o pleito de 2018, a campanha eleitoral deste ano foi marcada por um volume de desinformação inédito, em proporções avassaladoras. Somente entre junho e os primeiros dias de outubro, o TSE recebeu mais de 21 mil denúncias de fake news. Se pensarmos que a maior parte da desinformação sequer é reportada, mesmo porque há uma grande parcela da população que acredita nessas mensagens, esse número deve ser incrivelmente maior. Vimos também a disseminação de uma variedade sofisticada de técnicas para desinformar eleitores e eleitoras sobre candidaturas, partidos e instituições, que vão de disparo em massa de conteúdos por WhatsApp, Telegram e SMS, até firehosing, deepfakes, click-bait, informações tiradas de contexto e discursos de ódio, entre outras.

 

Liberdade de expressão em debate: o alto volume de desinformação pressionou plataformas digitais e instituições políticas a tomarem medidas para reter o problema, o que resultou na remoção de conteúdos e bloqueio de contas, canais e perfis de influenciadores digitais e políticos nas redes sociais. Por conta disso, a discussão em torno dos limites da liberdade de expressão e de imprensa e, consequentemente, de possíveis mecanismos de censura, tomaram o debate público, A disputa em torno do papel das big techs, dos agentes públicos e da sociedade civil nessa conjuntura foi bastante tensa e promete ter desdobramentos em 2023.

 

Copa do Mundo: um dos megaeventos mais aguardados, a Copa do Mundo é um acontecimento colossal em termos esportivos, jornalísticos e publicitários, tornando-se praticamente a pauta única durante as semanas em que ocorre. Consequentemente, o fluxo de informações referente ao mundial, cuja edição 2022 foi realizada no Qatar, rendeu uma enxurrada de notícias e memes sobre jogadores, seleções e seus respectivos países. Contudo, o que pode ser uma boa oportunidade para ter contato com diferentes culturas, aprender sobre costumes locais e compreender dinâmicas geopolíticas diversas, pode se transformar na disseminação de desinformação e discursos de ódio, como se viu em mensagens islamofóbicas e racistas nas mídias sociais

 

Varíola dos macacos: enquanto vivíamos a pandemia de COVID-19, cujo vírus segue, ainda que em menor escala devido às vacinas, contaminando e vitimando pessoas diariamente, surgiram as primeiras notícias internacionais sobre a varíola dos macacos. Dúvidas sobre a causa, o surgimento, a transmissão e os sintomas povoaram timelines e buscadores, exigindo a procura por fontes confiáveis de informação. A ausência de campanhas públicas dos órgãos de saúde no Brasil contribuíram para que houvesse desinformação sobre a doença, reforçando medos e preconceitos, inclusive em relação ao nome da doença e os grupos de risco.

 

Guerra entre Rússia e Ucrânia: A invasão do território ucraniano pela Rússia iniciada em fevereiro já provocou milhares de mortes, mas o número real ainda é desconhecido por conta da difusão de narrativas políticas e da dificuldade de se apurar informações nesse contexto. Em meio a efeitos humanitários devastadores, a ONU calcula que 14 milhões de pessoas foram obrigadas a deixarem suas casas, sendo que, destas, 8 milhões tiveram de migrar para outros países. Diferentemente de guerras anteriores, a cobertura noticiosa do conflito não se encontra somente em veículos de comunicação, mas também nas mídias sociais, com a possibilidade de acompanhar repórteres, civis e refugiados em tempo real e consumir vídeos em plataformas como o YouTube e o TikTok. No entanto, esse processo também tem provocado, nessas mesmas redes, uma onda de conteúdos revisionistas e enviesados, que distorcem fatos históricos, bem como manifestações de russofobia.

Foto de Mariana Mandelli

Mariana Mandelli

Coordenadora de comunicação

Mariana Mandelli é coordenadora de comunicação do Instituto Palavra Aberta.

Voltar ao topo
FAÇA
PAR—
TE

Venha para nossa rede de educação midiática!
Fique por dentro das novidades

Receba gratuitamente nossa newsletter

Siga nossas redes sociais

Que tal usar nossa hashtag?

#educamidia

Utilizamos cookies essenciais para proporcionar uma melhor experiência. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de privacidade.

Política de privacidade